sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mês de Maio = Mês de Decisões

Pois é meus amigos... Chegou o mês de Maio e, tal como aconteceu no ano anterior, mais uma grande decisão se aproxima... Desta vez terei que decidir se irei iniciar o mestrado na Católica já em Setembro, sendo que:

- Irei ter aulas na 6f à tarde e no Sábado de manhã, o que me permite continuar a trabalhar;
- Posso desistir a qualquer momento e garantem-me os créditos;
- Poderei continuar a adequirir conhecimento na minha área profissional e simultaneamente adequirir conhecimentos académicos (2 em 1);
- O mestrado terá a duração de 2 anos de aulas;
- Durante este período ficarei "sem vida", mas penso que isso também iria acontecer no mestrado da Nova;
- O custo do Mestrado será comparticipado pela empresa onde trabalho, sendo que a qualquer momento poderei sair de empresa, tendo apenas que pagar aquilo que a empresa já pag, ou por mim, ou seja, se sair pago aquilo que pagaria na Nova;
- Posso ter um mestrado com cadeiras de Economia, Gestão, Finanças e Contabilidade, sem ter que obrigatoriamente escolher um destes mestrados;
- Fico com um diploma exactamente igual ao das pessoas que estão no "programa normal", sem ser referido que a empresa é que patrocina o meu mestrado;
- O grau de exigência será igualmente rigoroso (ou seja, mortífero);
- A Católica já tem 3 acreditações internacionais (a Nova apenas tem 2... mas a Nova será sempre a Nova!);
- O leque de professores é igualmente prestigiado e exigente;
- No meu CV irão constar 2 das melhores universidades da Europa;
- As aulas leccionadas por professores nacionais serão em Português;
- Esta será a minha última oportunidade de ingressar neste programa específico, sem ter que deixar de trabalhar durante pelo menos 1 anos;
- Etc, etc.

Estes são algumas das vantagens/ desvantagens deste mestrado... e dado que estou extremamente indecisa e a ponderar todos os trade-offs que implicará... peço a vossa opinião e pontos de vistas... Sejam solidários e transmitam-me todo o vosso know-how sobre esta questão, please!

Obrigada!

11 comentários:

Didi disse...

Jovem....mas qual é a dúvida????...Isse teu problema é como escolher entre Diabo vestido de vermelho ou o diabo a amarelo..NOVA ou católica..é amm merda, muda é o cheiro.

Agr a sério..axo k n deves perder essa oportunidade..tens o mestrado todo pago, tens um mestrado igualzinho ao nosso, ou mais abragente. A única coisa k eu axo k deves ter em atenção é como o mestrado da católica tá estruturado. A sara (a k viveu cmg) tá na católica, e ela tá bem pior k nós...têm mês e meio de aulas..e dps 2 semanas de exames, p o dia seguinte começar outra x um mês e meio de aulas. Fora os imensos trablhos k vai tendo. Isto tudo num semestre!! Por isso, vê lá isso. Mas de certeza de k eles ajustaram isso..

Em suma, eu axo k acima de tudo, n deves perder essa oportunidade. Espero k tenha sido útil.

Beijinhos, didi

Carla disse...

Tudo pago se ficar 5 anos... caso contrario terei k pagar eu... mas em condições normais tb teria que ser eu a pagar...

As aulas lá funcionam de maneira diferente pk só tens 2 cadeiras em simultaneo de 2 em 2 meses (o que no nosso caso será mais tempo), por isso em condições normais eles fazem 4 cadeiras por semestre como nós na Nova!

Charlie Bueno disse...

Senão fores... levas uma sova!! É só o que eu te digo!

Carla disse...

Mas são 3 anos de mestrado... 2 anos de aulas (pk são só de 2 em 2 semanas e às 6f à tarde e sábados de manha) e mais 1 ano de tese na empresa (ou seja, a trabalhar normalmente e a fazer o relatório final).

Tenho é que garantir que consigo fazer as 2 coisas e aki na empresa têm em atenção esse facto... pk quero acabar o mestrado com uma média semelhante à da Licenciatura e para isso preciso de tempo para estudar, trabalhos, etc etc.

Mariana disse...

Se vires bem, não irás ter uma oportunidade tão boa como esta! Teres emprego assegurado e mestrado é uma grande vantagem... Ainda por cima, só tens 22 anos! Estás na boa!...

A questão também será aguentar a pedalada... Como vês, a Deloitte é super exigente e a Católica também o vai ser... Não é por ser só 2 dias por semana que se vão desleixar...

Fala com os teus papis, com os teus amigos (para alem de nós) que te possam ajudar...

Não te consigo exprimir uma opinião muito fundamentada, mas acho que deverias fazer o mestrado.

Didi disse...

Eu axo k é optima oportunidade...
Ainda por cima com uma estrutura diferente..2 cadeiras por semestre..é mt mais leve..e se só tens aulas de 2 em 2 semanas, tens tempo p estudar...
Eu axo isso mt importante..mm k dps saias da deloitte, continuas a ter acesso a esse mestrado e podes continuar a trabalhar...é optimo.

Eu axo k n deves perder esta oportunidade.

Olhando p as alternativas, tens a a NOVA..coisa k n te aconcelho, pk mm uma pessoa k n trabalha, n tem vida lá. Se optares por teres só 2 cadeiras por semestre na Nova, continuas sem vida...e demora mais tempo a fazer o mestrado, e sai do teu bolso..

Dps tens o ISCTE, k tb é bom em mestrados. Isso sim, tem mestrado adaptado p trabalhadores, com aulas à sexta e sábado..é uma boa opção, mais barato e mais leve em termos de exigências..mas novamente, sai do teu bolso.

E dps tens a católica. tudo pago, óptimo no currículo. E mais..se keres uma média igual à da licenciatura, vai mm p católica, k eles inflacionam as notas..é mta facil tirar lá 15..Na nova não, 15 é um 20. Pessoal da Nova k foi p lá, tira c toda arrogânci 15 e 16 e tão c bruta média (parvalhões..grrr).

Enfim, pensa, pondera bem..se ainda tiveres c duvidas...reunimos todos, em tua casa, c um jartarzinho, e discutimos isso...e o carlos, bate-te! LOL,

beijos linda :D

Catarina Inverno disse...

Minha querida, concordo com tudo isto... parece-me uma excelente oportunidade que deves agarrar, ams acho que podemos falar melhor depois, pessoalmente, é mais fácil para mim porque este raciocínio de segunda de manhã não está muito bom, lol!

Gaivotinha que te adora!!

Carla disse...

Pois é... estou inclinada a aceitar, mas hoje vou ter aqui uma conversa com os chefes porque preciso de garantir que terei as condições mínimas para fazer o mestrado sem apanhar uma depressão nervosa :P

Obrigada a todos pelos vossos comentários!

De qualquer maneira o jantar de dia 21 de Maio está de pé e poderemos discutir este assunto com mais calma!

Catarina Inverno disse...

21 de maio?? não me lembro disso, lol! E não posso :(

Carla disse...

É o último dia de aulas e tínhamos combinado que seria nesse dia que iriamos todos para os copos!!

Catarina Inverno disse...

ahh!! nem me lembrava!!

Vou averiguar melhor mas acho que me marcaram uma reuniao em santarém :(